Como fazer Back Up do Blogger e suas Postagens


Uma ferramenta útil e interessante no Blogspot é o utilitário Ferramentas de Backup disponível no próprio Painel do Blogger. Ao editar ou inserir novas postagens é necessário fazer uma cópia de segurança para evitar perda de dados e até comprometer uma publicação ou um componente do seu Layout como um Gadget, Widget ou um anúncio importante. Também se faz necessário cópias regulares para o seu disco rígido ou um armazenamento externo tipo Google Drive, Dropbox ou outro serviço de armazenamento na nuvem. Vamos ao passo a passo: Antes vamos criar uma pasta específica no computador para armazenar o Template e as Postagens do Blog. Isso facilita a recuperação dos arquivos após fazermos a edição ou atualização. Nomeie a sua pasta: Backup do Blog ou Backup. Escolha o título de sua preferência e o local. Aqui vamos colocar a pasta na Área de Trabalho:





Faça login no blogger e no Painel do Blogger acesse a aba Modelo, no canto superior direito clique em Fazer backup/Restaurar:

canto superior direito



Na janela que se abre selecione fazer download do modelo completo, escolha o local de download (aqui nomeamos uma pasta na área de trabalho e a chamamos de Backup Blogger). Salve o seu template.
Veja que o próprio Blogger recomenda a cópia dos arquivos antes da edição e também como cópia de segurança no disco rígido:

Após a edição ou mudanças, vamos recuperar os arquivos do computador. A plataforma Blogspot permite fazer a cópia de segurança das postagens do blog, incluindo rascunhos, postagens e comentários. Vamos ao download:

  • 1 - Meus blogs;
  • 2 - Configurações;
  • 3 - Outro ;
  • 4 - Outro;
  • 5 - Importar Blog;
Como no esquema abaixo:

Sempre que possível faça cópia de segurança do seus templates e dados do blog a fim de evitar problemas futuros. É isso.

3 comentários:

  1. Beth Muniz disse...:

    Legal.
    Eu faço pelo menos uma vez por semana.
    O que eu não sabia era como recuperar.
    Valeu.
    Um abraço.

  1. Admim disse...:

    Parabéns pelo seu blog muito informativo se quiser visite o meu também.
    www.corretordeimovelfm.blogspot.com.br

  1. Gostei bastante do seu cantinho, já estou seguindo, da uma passadinha e confira o meu cantinho também,
    http://fernandacaterina.blogspot.com.br/
    bjssss

Postar um comentário